VIVA O VINIL!

“OS LANCES DE CHICO MARANHÃO, POR MARCUS PEREIRA”

“Esse primeiro disco apresentava, no lado A, músicas de Maranhão e, no lado B, de Renato Teixeira. Em 1971, gravei o segundo disco-brinde com músicas de Maranhão. Transcrevo sua contra-capa.

“Entre os “novíssimos” da música popular brasileira da primeira metade da década de 60 – como Chico Buarque, Caetano, Edu, Gil e outros – Maranhão tem um lugar de indiscutível destaque. Inovador, como poucos, nos seus temas, na estrutura literária de suas letras, no ritmo e na divisão de suas composições, se reconhece a marca do líder e não do participante de tendências.

Este disco tem uma missão maior do que, simplesmente, entreter: a de documentar o surpreendente nível de uma face particular de nossa cultura, a música popular.”

Maranhão paga a pena privilegiada de viver e testemunhar a cultura popular regional mais marcante e intacta do Brasil.

Aqui nasceu Chico Maranhão.

O lance vinil é Lances de Agora, de 1978, do inquieto e engajado maranhense Chico Maranhão, gravado pela Discos Marcus Pereira, com a participação de músicos todos da terra do poeta Gonçalves Dias, onde as aves gorjeiam como não gorjeiam cá.

Chico Maranhão é daqueles artistas marxistas-brechtianos que vivem seu tempo e seu povo. Sua arte não é para “acompanhar bocejos e sonhos matinais”. Pelo contrário… Aliás, quem sabe mesmo do “pelo contrário” é seu amigo Marcus Pereira, esse que escreveu a contra capa, um verdadeiro documento histórico da música brasileira do tempo da surdez, mas também de singelas sonoridades. Poucas, mas novas. Poucas, mas originais. Também, pudera, com uma ditadura terrível. Entretanto, Marcus Pereira soube apanhar o tempo musical que escapava da ‘dita’.

Aí está, ‘vinileiros’! Aproveitem o Show de Marcus Pereira. Leiam e descolem na net, os surdos vão ficar se mordendo de inveja.

OS LANCES DE…

View original post 883 more words

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s